terça-feira, 2 de março de 2010

Inimigos da boa forma

Alguns alimentos podem ser extremamente tóxicos para o organismo, dificultando o emagrecimento. Então, se não consegue cortá-los do seu cardápio, ao menos reduza o consumo. São eles:

1 Refrigerantes


Eles são uma verdadeira mistura explosiva de açúcar - contêm o equivalente a 6 ou 7 colheres (sopa) de açúcar por copo! - e aditivos artificiais. O açúcar, além de ser pobre nutricionalmente, ainda atrapalha a absorção de compostos importantes, como o magnésio, o zinco e o cromo, essenciais para a produção de energia, o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, a resistência e o combate ao estresse. Para piorar, a bebida ainda possui corantes, aromatizantes e outros aditivos que só servem para intoxicar o organismo. "Eles acabam se acumulando no organismo, principalmente no tecido gorduroso", alerta a nutricionista funcional


2 Carnes Processadas


Também chamadas de embutidos, trazem uma grande quantidade de gordura saturada, sal, conservantes e corantes. "Todos esses compostos são grandes inimigos da saúde cardiovascular e promotores da obesidade. E tem mais: no organismo, eles formam substâncias chamadas nitrosaminas, que são cancerígenas. Elas participam da produção de um radical livre que ataca as células de diversos tecidos e órgãos", adverte Hayat.


3 Pães e massas feitas com farinha branca


Eles aumentam o nível de glicose de maneira rápida, porém, depois de um curto intervalo, levam à hipoglicemia. Além disso, são pobres em fibras e nutrientes. Então, o melhor é ficar com os feitos de farinha integral ou farelos.


4 Alimentos com pesticidas


A exposição aos agrotóxicos traz sérias consequências para a saúde em médio e longo prazo, já que os resíduos dessas substâncias vão se acumulando no organismo. "Muitos efeitos desses compostos ainda são desconhecidos. O que já se sabe é que eles interferem na saúde de um modo geral e no sistema reprodutivo, prejudicando suas funções", diz Hayat. Por isso, a especialista indica que se consumam, sempre que possível, alimentos orgânicos.


5 Pratos ricos em gorduras ruins (saturadas e trans)


Eles aumentam o colesterol ruim (LDL), ajudam a diminuir o bom (HDL) e, além disso, contribuem para o entupimento das artérias, podendo levar a infartos e derrames. "O organismo também fica mais sujeito a contrair doenças e apresenta dificuldade de combater as já existentes quando está exposto ao excesso de gorduras prejudiciais", diz Hayat. Então, vale lembrar: antes de comprar qualquer produto, leia o rótulo e confira se ele leva gordura saturada ou hidrogenada em sua composição.


6 Comida de fast-food


Em geral, os restaurantes deste tipo oferecem uma combinação nada saudável de alimentos ricos em açúcares e gorduras - incluindo a trans. Como vimos, ambos provocam efeitos extremamente prejudiciais ao organismo.


7 Açúcar


No processo de refinamento, há a remoção completa de todos os nutrientes contidos na canade- açúcar, de onde ele provém. Por isso, o produto final, que nós consumimos diariamente, é rapidamente digerido e absorvido, o que leva a um aumento súbito dos níveis de glicose e a uma acelerada deposição de gordura nas células. "A primeira sensação, após a ingestão, é de aumento de energia e bem-estar. Porém, a queda da glicose também é rápida, podendo provocar sintomas como fraqueza, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, sudorese e dores de cabeça", avisa Hayat.


8 Chocolate


O grande problema da maioria dos chocolates é a quantidade exagerada de açúcar e gordura saturada em sua composição, já que o cacau é ótima fonte de substâncias antioxidantes. Então, se a vontade de provar o doce for irresistível, opte por um chocolate que contenha 60% ou mais de cacau em sua composição.


9 Sal


"Estudos mostram que o consumo de sal pelo brasileiro chega a 12 g por dia, o dobro da recomendação feita pelos órgãos oficiais de saúde, que é de 6 g! Esse excesso se traduz em quadros de hipertensão e retenção hídrica", diz a nutriocionista funcional.


10 Evite também a cafeína. Ela estimula a liberação de adrenalina, favorecendo o aparecimento de sintomas relacionados ao estresse.


Fonte: Rita Trevisan - Rev.DietaJá

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”


Por: AMIR KLINK em Mar sem Fim