terça-feira, 1 de março de 2011

"Gente é pedra fundamental para tudo”

Investir no desenvolvimento das pessoas é premissa da agenda de qualquer líder, pois além de garantir uma evolução constante da empresa, esse comportamento insere o processo de ensino e aprendizado como modus operandi nas relações interpessoais. No lugar onde você trabalha as pessoas estão sempre aprendendo? O seu líder está sempre ensinando? Aqui vai uma história para ilustrar a importância de investir em gente…

Numa entrevista concedida em 2010 a Revista Exame, também do Grupo Abril, o empresário Carlos Alberto Sicupira, um dos controladores da ABInBev e presidente do Conselho das Lojas Americanas, relata sua “obsessão” em desenvolver pessoas. Veja as principais dicas desse reconhecido líder empresarial e escolha as que você preferir para refletir e praticar:

1. É preciso acreditar que a pessoa é capaz de dar o próximo passo na carreira com base no que ela fez ate então, e sobretudo na pessoa que ela é.

2. O risco maior na promoção de um colaborador é botar alguém que você tem certeza de que não vai errar, mas que também não vai fazer nada, porque a forma mais fácil de não errar é não fazer nada.

3. Ensinar vontade é muito difícil, pois é uma característica inata. Temos que alavancar a vontade que a pessoa tem.

4. Disciplina dá pra ensinar. O que uma pessoa tem que saber? Ela não tem que saber nada. As pessoas valem pelo que elas são capazes de fazer e não por aquilo que conhecem.

5. Gente é pedra fundamental para tudo. A melhor idéia sem gente boa não vai a lugar nenhum. O pilar básico de tudo é: gente boa, unida por um sonho comum, reconhecida e com oportunidade de crescer.

6. Se você se preocupar com as pessoas, elas vão transformar o resultado. Se você se preocupar com o resultado, e não com as pessoas, o resultado vai acontecer uma vez só.

7. Não acho que se deva motivar ninguém. A pessoa tem de ser automotivada. As pessoas se sentem motivadas a trabalhar se existe um ambiente em que possam se dar bem pessoal e financeiramente.

8. Como é possível inspirar alguém? Exemplo é tudo. Você tem que fazer o que você fala. Todo mundo está olhando o tempo todo para o líder da organização. Seja coerente!

9. Boa liderança é atingir o resultado proposto com pessoas certas fazendo as coisas certas. O desafio de qualquer empresa é fazer tudo dar certo sem a necessidade de uma pessoa específica estar lá, é institucionalizar as coisas.

E aqui vai uma Dicaduka: coloque os nomes das pessoas da sua equipe em uma folha e ao lado de cada nome escreva as principais características, pontos fortes e qualidades de cada um. A qualidade e quantidade de percepções que você tem sobre cada um da sua equipe refletem o quanto você investe em conhecê-los e fornece, também, atalhos para um ensino mais efetivo.


Fonte: Você S.A, por Paulo Campos


"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”


Por: AMIR KLINK em Mar sem Fim