quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras essenciais para o funcionamento do organismo. Entretanto, o corpo humano não é capaz de produzir o ômega 3,dessa forma, esse componente deve estar presente na nossa dieta alimentar.

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os inúmeros benefícios do ômega 3 e, por essa razão, num breve passeio pelos rótulos dos alimentos é possível ver vários produtos enriquecidos com o ômega 3. Mas qual importância de fato desse componente? Qual a sua função no organismo? Quais são as fontes? Pensando nessas questões listamos algumas informações que você precisa saber para fazer uma alimentação balanceada e na medida certa de ômega 3.

Os benefícios do ômega 3 incluem:

* Atividade antiinflamatória;
* Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
* Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e
* Redução da pressão arterial.

Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

* Diabetes;
* Acidente vascular cerebral (derrame);
* Artrite reumatóide;
* Asma;
* Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
* Alguns tipos de câncer;
* Declínio mental.

Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Os melhores alimentos ricos em ômega 3

As fontes principais de Omega-3 são os peixes de águas profundas e frias e os óleos de peixe.

Peixes ricos em ômega 3 são: Cavala, Arenque, Sardinha, Salmão, Atum e Bacalhau.

Outras importantes fontes de ômega 3:

* Semente de linhaça
* Castanhas e nozes
* Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)
* Vegetais de folhas verdes escuro.

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, mas se for possível incluir outras fontes de ômega 3 maiores serão os benefícios.

O que evitar?

Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói o ômega 3.

Alguns peixes são pobres em ômega 3, dentre eles a tilápia, que contém quantidades de ômega 6 semelhantes à carne vermelha.

Apesar de os benefícios do ômega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito além daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda não se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo. Atualmente ele é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência.
A importância do Ômega 3 na capacidade mental

Você já sabe que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo. Mas o que você não sabe ainda é que eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro.

O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos. Estudos mostram que algumas substâncias contidas em determinados alimentos podem aumentar a capacidade mental.

Mais de 20% do cérebro é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. A saúde do nosso cérebro depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo de gordura.

Os ácidos graxos ômega 3 são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem, melhorando o desempenho mental.

Então, a presença de ômega 3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de “mensagens” entre as células do nosso cérebro. Se o cérebro pára de receber ômega 3, ele procura se adaptar a essa deficiência. Como consequência ele fica “preguiçoso” e as respostas passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento é repetido dia após dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento.

É aí que problemas de memória, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes. Estudos mostram que o consumo regular de ômega 3 está ligado aos seguintes benefícios:

* boa concentração;
* boa memória;
* motivação;
* boas habilidades motoras;
* boa velocidade de reação;
* neutralização do stress;

Fontes: www.bancodesaude.com.br/dieta/os-beneficios-omega-3 e www.segs.com.br/linhaca.htm

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”


Por: AMIR KLINK em Mar sem Fim