quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As 10 lições de Lost para o mundo dos negócios. Confira as dez principais lições que a série deixa para o ambiente corporativo


Uma verdadeira legião de fãs pelo mundo, arrecadação financeira espetacular e considerado um verdadeiro "divisor de águas" em seu segmento. Há seis anos, Lost deixou de ser uma aposta da emissora americana ABC - como a série sobre sobreviventes de acidente de avião que caíram em uma ilha misteriosa - para se tornar um dos maiores fenômenos da TV de todos os tempos.

Só que Lost deixará muito mais do que apenas saudades em seus fãs. A experiência dessa série constitui em grande legado e aprendizado para aqueles que querem melhorar seus negócios e ter sucesso em seu empreendimento.

O programa ultrapassou os limites da televisão e se tornou multiplataforma, com diferentes mídias e uma diversificada linha de produtos. Tudo isso agregado a um formato inovador e interativo, além de um excelente marketing difusor da sua imagem.

Na última matéria da série especial sobre Lost do Portal Administradores, veja as dez lições que podemos tirar desse case de sucesso para o mundo dos negócios:


1 - Inovação para competir: O seriado Lost demonstra que ser inovador e buscar diversas formas de atingir seu público podem ser ferramentas decisivas para o sucesso. Lost surgiu no momento em que as séries de TV estavam presas à mesmice de seriados intermináveis e repetitivos. O mistério, o absurdo e a aparente falta de sentido no que está sendo exibido fomentaram o sucesso da série.

Todos os negócios possuem concorrentes diretos ou indiretos que estão sempre atentos às inovações. Para se manter e ser agressivo no mercado é necessário ter um diferencial ou uma vantagem competitiva, e saber surpreender o cliente pode ser a melhor forma de alavancar resultados.


2 - Saber escutar os "clientes": Os produtores e diretores de Lost souberam aproveitar as opiniões do seu público, disponíveis em vários locais da internet, como nas redes sociais, e principalmente nos índices de audiência do programa.

A tendência das ferramentas de feedback para identificar o grau de interesse do público-alvo está em alta. A troca de opiniões entre cliente e empresa amplia a interatividade e transforma esse relacionamento em alavancagem de vendas e estímulo de compras.

3 - Open 24h3 – Disponibilidade 24h: Lost fez com que o interesse de seus fãs não acabasse quando subissem os créditos do programa na TV. A interatividade que buscou proporcionar através de outros meios de comunicação, principalmente a internet, fez da série um marco de diversão do futuro, transformando-se em um produto verdadeiramente multimídia.

A falta de tempo em determinados horários deixou de ser um problema para o consumidor (cliente), pois com a internet é possível se conectar a qualquer hora, de acordo com sua vontade e disponibilidade. As empresas que souberem aproveitar todas as vantagens que a internet oferece vão sair na frente da concorrência. Usar desta facilidade significa estar disponível 24 h para atender o anseio do seu consumidor, quando ele realmente deseja.


4 - Exigência de qualidade e eficiência: Ter sucesso no negócio também depende de um produto de qualidade. Lost não faria tanto sucesso se os seus produtores e elenco não tivessem realizado um excelente trabalho.

Não adianta, por exemplo, as empresas investirem pesado no marketing de um produto ou serviço, se o mesmo não possuir qualidade. Além de não conseguir fidelizar seus clientes, esses consumidores poderão se tornar uma publicidade involuntária contrária para a empresa. Por isso, prime pela qualidade e eficiência de seu produto ou serviço.


5 - Focar novos caminhos para ampliar os negócios: Lost provou como pode ser útil investir em outros mercados a partir do seu foco e produto principal. A criação de novas modalidades de entretenimento, feitas pelos produtores de Lost, atingindo a TV, internet, livro, games, camisetas, além de outros meios, demonstrou que a partir de um único produto é possível criar novas formas de atingir o público e ganhar mercado.

Empresas que conseguem aumentar seu leque de abrangência com competência têm grandes chances de reverter essa estratégia em lucros e crescimento.


6 - Sucesso duradouro não vem por causa de sorte: Para aqueles que acham que ter sorte é o que vai fazer sua empresa crescer, está profundamente enganado. Ter uma postura inovadora, buscar novas formas de agregar valor a sua identidade e chamar atenção dos seus clientes, podem ser a melhor forma de alavancar resultados duradouros.

Esteja bem preparado, tenha um plano, metas claras e permaneça focado independente das circunstâncias ou dificuldades.


7 - Talento - Não deixe um talento escapar por não ter um cargo específico para ele no momento: No início da série Lost, quando ainda estavam recrutando os atores, diversos personagens tinham um período limitado na série, mas como foram identificados grandes potenciais, acabaram mantidos e se tornaram personagens essenciais para a trama, como, por exemplo, o personagem Jack. Além disso, outros personagens foram ajustados de acordo com o perfil do ator, entre eles, os personagens Charlie, Hurley, e Sawyer.

Ter pessoas capacitadas e talentosas dentro de uma empresa também é um fator diferencial para a empresa. Por isso, deve-se valorizar e buscar manter os talentos na organização, pois esses profissionais são capazes de trazer resultados surpreendentes para o negócio.


8 – Marketing bem elaborado: Na série, foram criados programas de marketing direcionados e bem elaborados para atrair e envolver ainda mais as pessoas. Esses programas produziram legiões de fãs.

Com planos de marketing inovadores e a condução de uma estratégia apropriada para cada produto específico, é possível alcançar resultados de intensa fidelidade dos clientes - estágio que deve ser construído passo a passo e sem perda do foco dos objetivos.

9 - Ajuda de clientes - Saiba utilizar seus clientes para ganhar mais clientes: Recomendações feitas por clientes se tornaram a nova moeda de valor no sucesso de uma empresa. Quando os clientes ficam realmente impressionados com seu produto ou serviço, tornam-se "vendedores não-oficiais", os quais se transformaram em uma poderosa força de marketing.

Nesse contexto, esse grupo de clientes satisfeitos pode ser convertido em uma ferramenta possante para aumentar o universo de clientes, por meio de depoimentos interpessoais espontâneos. Lost conseguiu isso com bastante eficácia.


10 - Mantenha as redes sociais sociáveis: Os fãs e produtores da série criaram vários canais virtuais para compartilhar teorias e participar de discussões.Só no Orkut mais de mil comunidades fazem referência à Lost e a seus personagens. O Facebook contabiliza mais de 500 grupos na categoria "artes e entretenimento".

Através de redes sociais, fórum, blog, e outros meios de interatividade, principalmente localizados na internet, é possível medir a força da marca e saber se seu produto ou serviço vem agradando seus consumidores.


Em Lost, essas dez atitudes diferenciadas fizeram com que uma legião de telespectadores quisesse saber mais sobre a ilha, seus personagens e os mistérios que surgiram nesse local enigmático, dando mais fôlego ao conteúdo do produto e atraindo cada vez mais pessoas ao programa.


Fonte:  Portal Administradores.com/Fábio Bandeira de Mello

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”


Por: AMIR KLINK em Mar sem Fim